sábado

A economia

Mesmo com os diversos avanços científicos e o grande incentivo cultural ocorrido durante o segundo reinado, o Brasil ainda era extremamente atrasado, com agricultura arcaica, indústria quase inexistente, transportes e comunicação precários, uma dívida externa colossal e altíssimos índices de analfabetismo (92% da população em 1850) e miséria. Entretanto se observarmos atentamente algumas observações, a economia brasileira apresentou uma taxa de crescimento bastante elevada, comparável à dos Estados Unidos e ligeiramente superior a da Europa Ocidental! O que ao mesmo tempo levanta uma questão: Qual a causa desse rápido crescimento?

A Economia Cafeeira.

A partir do inicio do século XIX, o hábito de beber café alcançou grande popularidade na Europa e nos Estados Unidos. O número de consumidores internacionais crescia de forma espantosa. Justamente na fase em que o país atravessava sérias dificuldades econômicas, o café despontava rapidamente:
Tabelaaaaaaaaaaaaa

Fatores responsáveis pela expansão cafeeira:
- O clima e o tipo de solo do sudeste brasileiro favoreciam amplamente o desenvolvimento da lavoura.

- As terras da região eram muito baratas .

- O café podia ser conservado com métodos e equipamentos rudimentares.

- Não era necessária a mão-de-obra especializada, assim foram utilizados os escravos normalmente.

- A ampliação da rede ferroviária e de estradas que facilitaram o escoamento do café e fizeram parte de uma das maiores conseqüências no crescimento na economia do país.

Além de possibilitar a recuperação da economia brasileira, a cafeicultura deu origem a classe social mais poderosa da sociedade imperial: os barões de café que próximos á capital (localizados nas regiões da Baixada Fluminense, Vale do Paraíba e posteriormente), passou a exercer grande influência na vida econômica e política do país.